segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Ter fé



Li uma postagem esses dias no blog de Ana Paula Valadão explicando sobre o elevador de shabbat. Nesta postagem dizia que o povo hebreu em todo o mundo celebra o dia de shabbat todas as semanas, do pôr do sol na 6ª feira ao pôr do sol do dia seguinte. E observando a Lei, o propósito deste dia é de não fazer qualquer trabalho e santificá-lo, como diz o 4º dos 10 mandamentos.
Em Israel e em outros lugares onde há uma grande concentração de judeus, em edifícios com elevadores, durante o dia do Shabbat, os elevadores mudam sua programação e se tornam “elevadores de shabbat”. Este elevador entra numa programação especial onde os botões de controle de dentro e os botões de fora não funcionam e o elevador entra no programa automático.
As pessoas que entram neste elevador têm a intenção de chegar a um determinado andar. Como o elevador está em uma programação automática ele tem que confiar que em algum momento estarão no andar em que realmente querem estar.
Refletindo sobre isso passei a pensar na questão de ter fé. Ter fé é exatamente isso. Quando entregamos nossa vida a Deus entramos no elevador de Shabbat. Pois fazemos escolhas, listamos metas, porém só Deus sabe o momento em que conquistaremos nosso objetivo.
Dentro deste elevador existem espelhos para que as pessoas possam se arrumar e estar pronto para o momento de descer deste elevador. Isto é ter fé. Fé é ter certeza de que em algum momento você estará ao lugar desejado.
Glória a Deus por isso.
Imagine uma mulher em frente ao espelho. Distraímos-nos.
Conheço pessoas que se entrasse em um elevador com tantos espelhos esqueceria até que andar havia pensado em parar. E talvez descesse em outro andar, contemplaria outras coisas, mudaria até de opinião e voltaria pra casa esquecendo-se do andar que pensou em parar no momento que entrou naquele elevador. E quando parasse para refletir, lembraria que o andar que pensou em parar não era o que parou, porém percebeu que neste andar existem coisas mais importantes para se fazer antes de ir ao andar desejado.
Outras ficariam irritadas de ter que parar em outros andares, porém, quem sabe algo mexeria com ela e fizesse-a contemplar coisas diferentes. E então pudesse chegar ao lugar desejado com uma nova visão. Talvez com a certeza maior do que realmente quer.
Penso que ter fé é isso. Entrar em um elevador, saber aonde quer chegar, mas ter a certeza de que o condutor desta caminhada não é você. È Deus que quer levá-lo ao lugar desejado, porém quer você pronto, preparado.

VÂNIA RAMIRO CESTARI

Nenhum comentário:

Postar um comentário